Política

Guarulhos faz triagem de pacientes com covid-19 em sistema drive thru

0


O Centro de Combate ao Coronavírus de Guarulhos (SP), um hospital de campanha montado emergencialmente para atendimento de pessoas suspeitas de estarem infectadas com o novo coronavírus, começou a funcionar na tarde de hoje (27). Segundo a prefeitura da cidade, cem profissionais foram contratados emergencialmente para prestar atendimento no local. 

Hoje teve início o funcionamento da parte de triagem: tanto por drive thru, que faz o atendimento dos pacientes dentro dos carros, quanto para pedestres. Na próxima semana, a parte mais complexa do hospital, em que estarão os 71 leitos, tomógrafo e ultrassom, deverá ser inaugurada.

Já na tarde de hoje, foi registrada uma grande movimentação de carros e de pacientes que se dirigiram a pé para o local para a triagem. Segundo a prefeitura, somente se os sintomas indicarem a possibilidade de infecção de coronavírus, as pessoas serão encaminhados para os consultórios médicos do local para uma nova avaliação. Dependendo da complexidade do caso, o paciente é encaminhado para atendimento hospitalar.

Centro de Combate ao Coronavírus Guarulhos

Centro de Combate ao Coronavírus faz triagem em sistema drive thru. – Márcio Lino – Prefeitura de Guarulhos

Na triagem, o paciente será classificado por cores: a branca significa que está liberado para casa; a azul, que apresenta algum sintoma, mas não necessita de internação; a amarela, que ficará em observação para a coleta de exames; e a vermelha, que deverá ser encaminhado imediatamente para um leito de unidade de terapia intensiva. No sistema drive thru serão atendidos seis carros simultaneamente. 

“Esse hospital vai ser o grande diferencial. Ele é absolutamente completo e vai tirar muitas pessoas dos pronto-atendimentos, seguindo o que queremos e precisamos, que é o isolamento social. Lembrando que o isolamento é uma orientação da Organização Mundial de Saúde [OMS]”, destacou o secretário de Saúde de Guarulhos, José Mario Clemente.

Na primeira semana, o centro ficará disponível para receber qualquer pessoa que tiver suspeita de covid-19 no período de 7h às 19h. No meio da próxima semana o centro funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, com estrutura completa.



Site do Autor

Governador do Rio vai decretar mais 15 dias de medidas restritivas

Previous article

Alerta constante pode causar transtornos a profissionais da saúde

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Política